segunda-feira, 11 de agosto de 2008

A Máquina de Medir por Coordenadas

Como um dos instrumentos metrológicos mais poderosos, as máquinas de medição por coordenadas são usadas extensamente na maioria das indústrias. Há poucas peças cujas formas e/ou dimensões não podem ser medidas com uma MMC. As melhorias na flexibilidade e na exatidão, acopladas com diminuições de tempo e custo das medições, justificam a rápida aceitação dessas máquinas na metrologia industrial.

Na medição por coordenadas com contato, a informação sobre a geometria da peça é obtida apalpando a superfície em pontos de medição discretos e as coordenadas desses pontos são expressas num sistema de referência prédeterminado. Entretanto, não é possível avaliar os desvios geométricos da peça (por exemplo, desvios de diâmetro, de distância, de posição, de perfil, batimentos, entre outros) diretamente pelas coordenadas dos pontos medidos. Assim, podemse identificar basicamente duas formas para avaliar, a partir dessas coordenadas, a qualidade geométrica da peça:
  • As coordenadas dos pontos medidos são usadas para estimar, através de um algoritmo de ajuste (por exemplo, mínimos quadrados), os parâmetros de elementos geométricos ideais, também chamados de elementos substitutos, tais como cilindros, planos, cones e assim por diante. A avaliação de conformidade é realizada comparando esses parâmetros com as especificações de aplicação (por exemplo, tolerâncias de tamanho, posição, orientação, batimento, entre outros).
  • Os pontos medidos são posicionados com relação ao modelo CAD tridimensional da peça, usando algum critério matemático de ajuste (por exemplo, best-fit). A partir desse posicionamento podem ser determinados os desvios da superfície real com relação à superfície do modelo, realizando a avaliação de conformidade com as especificações. Esse é o modo mais freqüente quando se trata de superfícies de forma livre.
As máquinas de medição por coordenadas podem ser classificadas em dois tipos básicos, conforme a natureza dos movimentos entre partes móveis. Há assim as que se baseiam em deslocamentos retilíneos mutuamente ortogonais, denominadas de máquinas “cartesianas”, e as que se baseiam em movimentos de rotação, denominadas de “braços articulados”.

5 comentários:

Patricia disse...

Olá Marcos
Sou aluna da Fatec e o meu TCC é sobre Metrologia,gostaria de agradecer pelos artigos que você publicou e que me ajudou muito na minha pesquisa...o seu Blog está na minha referência bibliográfica para que todos possam ter acesso aos maravilhosos artigos escritos por você..obrigada.
um abraço
Patricia Alves de Souza

Marcus Coelho disse...

Olá Patrícia,
Agradeço pelo feedback sobre os artigos. Este tipo de informação é importante e motivante para eu continuar escrevendo. Me coloco a disposição para qualquer informação ou artigo que possa ajudar em seu TCC.
Um abraço
Marcus

Unknown disse...

ola todo bem!
sou inspetor de qualidade e trabalho no ramo metalúrgico tenho uma pequena duvida em relação aos cursos de medição por coordenadas tridimensional manual e a cnc vc sabe se tem diferença entre os 2 cursos?quais?desde já agradeços>

Marcus Coelho disse...

Olá Marcos,
Se entendi bem a sua dúvida, quando você fala em cursos, está falando de treinamentos? Se for o caso, conheço treinamentos gerais sobre medição por coordenadas, nos quais são tratados conceitos da tecnologia de medição por coordenadas, independente se estas forem do tipo manual ou CNC.
Se esta for a sua dúvida, espero ter ajuda. Caso contrário fique a vontade para questionar.
Um abraço
Marcus

Unknown disse...

ola Patricia

no caso a duvida é em relação ao curso do senai que em escolas diferentes tem o nome parecido,só queria saber se tem diferença de um curso pro outro,já que os nomes são quase idênticos só sendo um manual e outro cnc!obrigado pela atenção!!