quarta-feira, 20 de maio de 2009

A Metrologia Agrega Valor?

A Metrologia aregra valor? Esta é uma pergunta que todos nós metrologistas nos fazemos frequentemente, ou pelo menos, somos questionados por pessoal de diversas áreas (principalmente por gestores) sobre este tema. Acontece que não existe nenhum material, ou pelo menos desconheço qualquer tipo de bibliografia que trate deste assunto de forma clara e objetiva.

O que conseguimos é justificar baseado em argumentos e não em números como preferem os tomadores de decisão. Mas é indiscutível a importância da metrologia no ciclo de vida de um produto. O principal argumento é: se não medirmos, não conhecemos o nosso produto ou processo. O resultado das medições são as fontes de informações para a tomada de decisão a respeito de um produto (conforme ou não-conforme) ou processo (capaz ou pouco capaz). E somente equipamentos metrologicamente adequados vão nos fornecer subsídios para tomarmos a decisão correta.

E então? Vale a pena termos uma metrologia de qualidade? Aqui entra aquela frase célebre: “Se você acha que metrologia é cara, experimente produzir sem medir.” 

Nenhum comentário: