domingo, 3 de maio de 2009

O processo de Comprovação Metrológica - Parte 1/3

O que calibrar?

A norma ABNT NBR ISO 9001:2000 (item 7.6) recomenda o emprego da norma ABNT NBR ISO IEC 10012 como orientação no controle de dispositivos de medição e monitoramento. Por sua vez, esta última norma recomenda que o esforço dedicado ao controle do processo de medição seja compatível com a importância das medições para a qualidade do produto final da organização. A norma ABNT NBR ISO IEC 17025 estabelece que deverá ser calibrado todo equipamento utilizado em ensaios e/ou calibrações (incluindo equipamentos de medições auxiliares, por exemplo, de condições ambientais), e que tenha efeito significativo sobre a exatidão ou validade do resultado do ensaio.

O documento MTRL (U.S. Navy Metrology Requirements List) sugere algumas justificativas úteis para caracterizar instrumentos que não necessitam de calibrações periódicas:
  • O instrumento não faz medições ou fornece saídas conhecidas.
  • O instrumento é usado como um dispositivo de transferência cuja medição ou valor de saída não é explicitamente usada.
  • O instrumento é um componente de um sistema ou função calibrada como tal.
  • O instrumento é seguro à falha, tal que a operação fora dos limites especificados de performance será evidente ao usuário.
  • O instrumento faz medições ou fornece saídas conhecidas, as quais são monitoradas, durante o uso, por dispositivo, medidor ou escala devidamente calibrada.
  • O instrumento faz medições que são requeridas mais para suprir uma mera indicação de condição operacional do que um valor numérico.
  • O instrumento é descartado após um curto ciclo de vida, dentro do qual a confiabilidade de suas medições permanecerá em um nível aceitável.
  • Padrões fundamentais

Estes instrumentos, normalmente classificados como Calibração Periódica não Requerida (CPNR), são isentos de calibração periódica, mas podem, eventualmente, requerer calibração ou ajustes iniciais quando de sua colocação em uso. É bom destacar que a designação CPNR não deve ser confundida com a designação Calibração Não Requerida (CNR), no qual o dispositivo é isento de qualquer tipo de controle metrológico.

Texto publicado na revista Metrologia e Instrumentação
Celso Pinto Saraiva e Maria Angélica de Oliveira Coutinho
"O que, quando, como e onde calibrar equipamentos"

Um comentário:

Paulo Silva disse...

Este é um assunto de extrema relevância para quem trabalha com metrologia ligada a indústria. Fico no aguardo do restante dos post´s. Parabéns.